História da Osteopatia

A medicina manual é tão antiga quanto a ciência e a arte da medicina propriamente dita. O uso das mãos no tratamento de traumatismos e doenças já era praticado no antigo Egipto.
 
Hipócrates nos anos 460-480 a.c. descreveu manobras de tracção vertebral nos seus manuscritos, mas foi nos Estados Unidos no séc. XIX, que a Osteopatia surgiu pelas mãos do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917).
 
Still nasceu a seis de Agosto de 1928 na Virgínia. O seu pai era médico. 
 
                                  
 
Desde criança Still sofria de dores de cabeça e náuseas. Um dia, durante um episódio com dores de cabeça foi sentar-se num baloiço que o seu pai tinha feito num ramo de uma árvore. Como se sentia mal resolveu retirar o assento do baloiço e deitou-se no chão repousando a nuca contra a corda. Sentiu alívio nessa posição, adormeçeu e quando se levantou a dor tinha desaparecido.
 
Still formou-se em medicina muito jovem, como era costume na época, tendo começado a exercer com o seu pai.
Tornou-se cirurgião e trabalhou na guerra da Secessão. Nesse período apercebeu-se da sua falta de conhecimentos para lidar e aliviar a dor dos ferimentos de guerra.
 
Após a guerra resolveu estudar profundamente Anatomia e Fisiologia para compreender melhor o funcionamento do corpo humano.
Como era igualmente um grande apaixonado pela engenharia mecânica decidiu abordar esse estudo numa prespectiva mecânica, como se o corpo se tratasse de uma máquina.
 
Em 1864 uma epidemia de meningite matou vários dos seus pacientes e três dos seus filhos.
Still ficou ainda mais desanimado com a medicina então praticada e resolveu iniciar pesquisas noutras direcções. Em 22 de Julho de 1864 curou uma criança que estava com disenteria. Observou que a região lombar estava quente e o abdómen estava frio; o pescoço e a parte de trás da cabaça estavam quentes e o rosto, testa e nariz frios. Compreendeu então que havia contacturas na coluna e que estas estavam relacionadas com o mau funcionamento dos intestinos. Tratou a coluna da criança e no dia seguinte a mãe anunciou-lhe que o seu filho estava curado. Esta era a primeira vez que punha em prática as suas observações.
 
É nesta altura que estabelece a relação entre a alteração estrutural (músculo-esquelética) e o resto do corpo como elemento chave na saúde.
Still dizia: “encontre a lesão, trate-a, e deixe a Natureza agir”.
A 22de Junho de 1874 declara nas suas notas pessoais que criou a osteopatia.
 
                                                                         
 
A sua fama cresce rapidamente e em 1892 funda a American Scholl of Osteopathy, em Kirksville, escola que ainda hoje existe.